A presença do professor é importante para os estudantes!
Se as tarefas de um professor online se revelam óbvias para Wallace, o mesmo não acontece quanto ao modus operandi docente.
Segundo o autor, «Construir os materiais do curso, interagir com os estudantes e dar-lhes feedback, avaliar o trabalho do estudante, são tarefas óbvias para o professor online», no entanto e nas suas palavras o papel do professor é particularmente problemático. Esta tomada de consciência é de fácil compreensão se considerarmos que a performance docente poderá condicionar a realização do projecto, tal como foi concebido, comprometer a eficácia do conteúdo a administrar e naturalmente dificultar o percurso do estudante.

Não existem estudos que comprovem efectivamente o impacto da acção docente nos resultados da aprendizagem, no entanto, existem indicações que podem melhorar o papel do professor em ambiente de aprendizagem online.
A título de exemplo, deixo-vos um modelo, com cinco etapas, concebido pela autora Salmon (2000), que sugere o papel do professor como um e-moderador que concentra a sua acção em orientar e estimular a aprendizagem dos alunos:
- acesso e motivação;
- socialização online;
- troca de informação;
- construção de conhecimentos;
- desenvolvimento.
Uma vez mais, Wallace realça a necessidade de mais investigação apontando, desta vez, para a compreensão da relação do professor com a aprendizagem do aluno e «... as exigências particulares do conteúdo a ser ensinado».
Texto em estudo:APRENDIZAGEM ONLINE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA INVESTIGAÇÃO SOBRE INTERACÇÕES ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES
Autor: Raven M. Wallace (2003)
Autor: Raven M. Wallace (2003)
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