
Raven M.Wallace (2003)
Resumo I
No âmbito da participação estudantil em ambiente de aprendizagem online, os artigos existentes e incluídos nesta revisão apontaram para as seguintes conclusões :
No âmbito da participação estudantil em ambiente de aprendizagem online, os artigos existentes e incluídos nesta revisão apontaram para as seguintes conclusões :
- a participação dos alunos é mais activa em turmas online em que a discussão é valorizada;
- a participação do professor nos debates é importante para os estudantes;
- os estudantes valorizam tanto a discussão como a existência de uma estrutura bem definida e consistente, sendo que ambos são elementos importantes «...para o grau de satisfação e para os resultados da aprendizagem percebida (2oo1; Swan e al.,2000)»;
- a presença social - definida pela natureza e conteúdo da participação de cada estudante - é um importante indicador de satisfação e de aprendizagem porque sugere envolvimento por parte do estudante e consequentemente maior controlo sobre a própria aprendizagem (teoria da distância transaccional de Moore).
Nenhum dos estudos revistos por Wallace apontou para uma resposta efectiva quanto ao que seria necessário para envolver os alunos e garantir o conhecimento das matérias em estudo. Aliás, considera o autor não existir nenhuma investigação nesse sentido pelo que não dispomos de um conhecimento profundo referente à causa-efeito dos conteúdos escolhidos e a disposição destes na estrutura do curso. Por tal, esta revisão evidencia a necessidade de mais investigação sobre cursos online - Hara e Kling (2000) - principalmente a partir da perspectiva dos estudantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário