Aprender a conhecer, traduz uma vontade de compreender a multifacetada realidade em que cada indivíduo se inscreve - identificando-a e seleccionando as informações pertinentes, desde a formação inicial e ao longo da vida - o que possibilitará acompanhar a permanente evolução do mundo e do conhecimento, respondendo adequadamente aos seus estímulos, nos mais diversos contextos sociais. Desta forma e através de um projecto educativo/formativo adequado, a escola estará a qualificar o indivíduo para o exercício de funções diversificadas, assentes num personalizado ramalhete de skills técnicas e sociais (aprender a fazer).
Num mundo cada vez mais estreito, é crucial que a educação consiga envolver toda a comunidade educativa em projectos comuns que enriqueçam a vida dos seus pares e que permita manter a abertura necessária à coexistência harmoniosa e solidária em qualquer espaço social (aprender a viver juntos). Para tal deve a escola permitir e fomentar o desenvolvimento integral da pessoa do aluno, estimulando-o para a criatividade, para sageza e a equidade (aprender a ser).
Texto em estudo: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. O Relatório está publicado em forma de livro no Brasil, com o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999).
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