domingo, 26 de abril de 2009

A cooperação e interajuda na construção da aprendizagem

O aluno enquanto sujeito do projecto


Nas aulas cooperativas cada um dos alunos assume, rotativamente, uma função no grupo, representando, simultaneamente, um determinado papel que os conduzirá não só a interiorizar o conhecimento dos conteúdos trabalhados, mas também como aprender e como saber Ser, enquanto indivíduo e enquanto membro de um grupo, pleno de direitos e deveres. O espírito de cooperação e de interajuda é democrático e inclusivo e tem uma função social: promove a partilha constante dos espaços e dos recursos materiais e humanos e a comunicação entre todos os seus elementos é constante, o que permite ao aluno conhecer-se e conhecer o(s) outro(s), compreender a rede de relações que os envolve e praticar as competências cognitivas, afectivas, culturais e sociais necessárias ao seu desenvolvimento total.

Na aula cooperativa todos contribuem para a construção do saber e do Ser. O aluno não é apenas a quem se destina a aula - enquanto objecto de educação - é, sobretudo, construtor do seu percurso escolar. A diferenciação pedagógica é uma prática centrada na pessoa do ser que aprende, pelo que, o projecto não é uma tarefa imposta pelo formador, antes pelo contrário, resulta tanto da liberdade criativa do aluno, bem como, da interacção de todos os intervenientes da turma. Esta prática difere do modelo pedagógico tradicional assente na transmissão de saberes externos ao vivenciado pelo aluno e que se opõe, por vezes, culturalmente ao aluno. Na dinâmica do projecto o aluno é o sujeito da acção, ou seja, participa activamente e intelectualmente na concepção, na planificação, na execução e na avaliação do projecto.

Texto em estudo: Peças, Américo, Uma cultura para o trabalho de projecto, in ESCOLA MODERNA Nº 6, 5ª Série, 1999

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