quarta-feira, 17 de junho de 2009

Subnutrição informativa

Após o frenesim do passado dia 7 de Junho, eis que no dia seguinte chega fresca a boa nova de que certa pastelaria divulga a hora de confecção dos produtos em exposição, garantindo assim aos seus clientes, a qualidade e frescura dos seus bolinhos e pãezinhos.
Não obstante considerar louvável a iniciativa empresarial, pergunto-me se o responsável por tal notícia é amigo, cliente assíduo da tal pastelaria ou se à segunda-feira de manhã a falta do que divulgar leva a que se anuncie num bloco noticioso, de difusão nacional, a frescura dos brioches!

Hoje, fui presenteada com uma entrevista ao histórico líder americano e não obtendo quaisquer dados sobre a dita entrevista, percebo que o cerne da noticia incidia sobre um pequeno insecto que viria a ser assassinado pelo célebre, com as próprias mãos e perante as câmaras. Ao observar a mosca inerte na carpete, ainda me questionei se a mesma estaria a fingir, assim ao estilo de Hollywood, essa sim uma notícia digna da crónica do estranho e do bizarro.

Certo que não queremos apenas ver e ouvir desgraças no noticiário, seja qual for o seu horário, contudo preocupa-me que as questões de fundo sejam contornadas e contornáveis.

Já ninguém morre de fome neste Mundo?
Já não compramos brinquedos fabricados por crianças para crianças?
Já ninguém é testado como cobaia de uma qualquer indústria que leva a cura ou o alívio a qualquer outra parte do Mundo?
Os direitos humanos são respeitados aqui e em qualquer lugar?
Não existem outros colarinhos madre pérola?

Enfim, como dizia Oscar Wilde "O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade."

E a ignorância, estimados leitores, mantém cega a justiça!

2 comentários:

  1. Não só "mantém cega a justiça", como favorece um dos pratos da dita, elevando-o tão alto que o prato menos pesado toca o chão( leia-se balança enquanto conotada com justiça). E é esta desigualdade de pratos que vai engordando uns, os que a podem pagar em recursos sucessivos, se não resolverem o caso logo ali à primeira, e adelgaçando outros, a arraia miúda de boca aberta à espera que o prato desça.
    Bem haja, D. Ema.

    ResponderEliminar
  2. Tudo acontece em torno dos MCS. O 4º poder que é cada vez mais o 1º... Para o bem e para o mal...

    ResponderEliminar